terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Dizer não cansa demais.

Eu tenho estado bem cansada esses tempos. Mas parei para prestar atenção porque não podia ser cansaço físico. Eu me acostumei a maratona de banho, brincadeiras, abaixa, levanta, horas de colo, trocas de roupa, dar comida, troca fralda...enfim.
E ao final do dia é só esticar o corpo na cama, colocar os pés para cima, ter uma boa noite de sono (ou não) e tudo resolvido.

E aí eu me dei conta de que o cansaço é mental. E tem dias que estou realmente exausta.
Maria Beatriz sempre foi obediente, mas de uns tempos para cá ela está terrível. Me testa a todo momento e vai até o fim. Eu tenho que repetir não pode inúmeras vezes, ou inventar algo para distraí-la, ou dar bronca, ou deixar de castigo, ou tirar o brinquedo, ou mudá-la de ambiente.
É muito, muito, muuuito desgastante e beeeem solitário.
E apesar de muito necessário, eu me canso de dizer tanto não.

A Beatriz está mimada. No começo das férias o Giovane e eu conversamos sobre isso e eu fiquei até de conversar na escola. Ela tem tido verdadeiros ataques.

Primeira filha, neta, sobrinha, prima e blá blá blá. E ainda xodozinho do berçário! Ela acha que pode tudo e se acha dona do mundo!! E vou te dizer, não tem como ser diferente. Nós, pais, controlamos o quanto dá, mas às vezes fica difícil.
Todo mundo sempre pronto para rolar no chão, para deixar ela fazer o que quiser, para achar tudo fofinho....ela deita e rola!

Eu entendo o outro lado, de querer agradar sempre, aproveitar ao máximo, curtir cada fase. Eu sei melhor do que ninguém o quanto ela é gostosa. Mas confesso que essas influências externas não facilitam em nada a minha vida de mãe. E sim, sei que tenho que aprender a conviver com elas.

Eu sempre achei, e ainda acho, que criança tem que aprender desde bebezinho a ouvir não e a entender que existem momentos e momentos, para tudo. Tem que saber que nem sempre a titia vai estar afim de brincar e às vezes vai preferir assistir a novela. Ou que o vovô não perde o jogo de futebol por nada, muito menos para assistir a Galinha Pintadinha pela vigésima vez...e por aí vai.

Eu mesma digo não para ela. Porque eu tenho as minhas coisas para fazer, meus momentos de ficar de pernas pro ar. Sou mãe mas sou filha de deus! Nem sempre eu estou com vontade de brincar de massinha sentada no chão. E não sou menos mãe por causa disso. Nossos momentos juntas são incríveis e muito divertidos.
Mas acho que a gente cria indivíduos que tem acima de tudo, que aprender a conviver consigo mesmo.

E mais: além de mim, que travo verdadeiras batalhas com ela e gasto muita energia com isso tudo, quem mais sofre é a própria Beatriz. Acho que quanto mais cedo a criança aprender a ter paciência, a saber que existem as vontades e as necessidades do outro, a ficar sozinha, a não ter tudo nas mão o e na hora que ela quer, melhor.

Eu sei que educar é um processo. Aprendizagem é um processo. Que os mimos fora de casa fazem parte. Que muitas mães já passaram e vão passar por esse momento. E que está só começando. Sei de tudo isso.

Mas acho importante levantar o assunto.
Porque quando a gente cresce e vira gente grande, o mundo lá fora não está à nossa disposição.
E os castigos podem ser bem mais dolorosos do que ficar sentada num canto pensando no que fez de errado.

Mãe de Menina

5 comentários:

  1. Tão dificil... e olha que vc é muito mais determinada que eu, principalmente na questão dos "individuos". E vc sabe que eu tenho até inveja de vc por isso...

    Mas agora que o Tommy tá maior vejo que essa fase do "todo mundo deixa o fofinho fazer tudo" acaba, e muda para: moleque chato, mal educado e mimado, que todos ajudam a construir, mas a culpa fica só para os pais.

    E sinceramente, me acho super brava e rigorosa qto aos NÃOS. E ele sabe disso. Mesmo assim, com ele grandinho, fico chateada qdo o Tommy me desobedece, desafia ou apronta... dá uma sensação de "fracassinho"...

    Mas estamos sempre na luta!

    Né?!

    Mãe de Menino

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Aninha, quem ama educa!
    Neste período é bem complicado a criança ter algumas noções de limites. Persistência, paciência e muito amor são as chaves para o "problema"

    Super bjks,

    Beta

    ResponderExcluir
  4. Querida, a Bibi é uma criança linda, esperta e feliz! Está no direito dela testar seus limites e no seu estabelecê-los. eu me lembro que tinha dias em que eu me achava muito chata, eu mesmo não me suportava, mas o melhor é que tudo passa. Você está se saindo muito bem.
    Beijos
    Dora

    ResponderExcluir
  5. Olá... sou nova na blogsfera e meu blog é www.mixmartins.blogspot.com... passa lá quando puder! :)

    Eu tenho uma cunhada que tem uma filha de 7 e um menino de 6 anos... Ela sempre fala sobre o trampo que é a manutenção das coisas. Sempre temos que cuidar de não nos contradizer e "perder" só porque estamos cansados, né? Puxa vida! É exaustivo, com certeza! E o pior... é uma coisa que é muito importante para a vida dos filhos, já que vai ajudá-los a entender os limites para outras coisas no mundo... entender que não podem ter o que querem, quando querem e como querem...

    Então... só posso desejar uma dose extra de paciência pra ti, tolerância e força de vontade! Ser a mãe realmente pode ser solitário de vez em quando, né?

    Força! :)

    ResponderExcluir

Olá. Deixe aqui seu comentário.
A gente ADORA ler todos!!