terça-feira, 18 de janeiro de 2011

O limite da vaidade

Maria Beatriz é muito vaidosa. Muito mesmo.

Outro dia eu estava na cozinha fazendo a lista de compras do Super e ela apareceu com 1 par de sapatos. Pediu para eu colocar nela. Coloquei e ela foi embora. Foi e voltou com outro par de sapatos me pedindo para trocar. Troquei. Ela foi embora e apareceu com o terceiro par de sapatos. E assim foi, até ela colocar todos os que ela tem. Minha filha adora sapatos.




Ultimamente, às vezes, ela tem saído de bolsa. Sim, de bolsa. Fomos outro dia ao shopping e andamos de mãos dadas, cada uma carregando a sua bolsa.

E óculos escuros. Estávamos minha mãe e eu andando pela rua do bairro e ela pegou o óculos da minha mãe e colocou nela. E assim ficou durante todo o passeio. Como se fosse gente grande.




Todos os dias de manhã enquanto eu me maquio Maria Beatriz brinca com as minhas coisas. Ela finge que passa batom, blush...

Quando eu estou fazendo as unhas ela brinca com os meus esmaltes, pede para abri-los. Eu não abro, mas mesmo assim ela finge que passa na unha dela. Ou então pega a lixa de unha, fica me observando de rabo de olho e tentando fazer igual. Como eu faço.

A Beatriz tem pulseiras. Sim. E antes de ter as dela, usava as minhas. Aliás, por esse motivo que ela agora tem as dela. E ela adora usá-las.

Em casa eu geralmente fico de faixa no cabelo. Para segurar essa franja maldita que eu resolvi cortar e que não cresce nunca. Dia desses ela subiu em mim, literalmente, tirou a minha faixa e colocou na cabeça dela. E ficou assim, andando e brincando pela casa.

Quando ela coloca um vestido fica toda exibida. Mostrando a roupa para quem quer que seja.

E agorinha, nesse momento, ela está de colar. Minha mãe estava usando e MB pediu para colocá-los. Está brincando de massinha, usando colar.




Eu acho bunitinho, charmoso...mas me preocupo um pouco. Ou bastante às vezes.

Já li várias reportagens a respeito de meninas que se maquiam, pintam as unhas e usam salto com 3, 4 anos.

Eu acho muito cedo. Outro dia vi uma delas toda produzida, brincando de boneca. As mães dizem que é difícil segurar. Que as amiguinhas influenciam demais. E que liberam somente maquiagem infantil. Ou salto somente em festas e aos finais de semana.

Eu até acredito que deva ser uma verdadeira guerra. Mas quem manda afinal? Quem tem quem que obedecer quem nessa relação?

Ok, OK. Eu tenho espelho em casa sim. Sei que os pequenos incentivos que ela recebe já contribuem para um futuro, digamos, bem feminino. Mas acho que vaidade tem que ter limite. Em todas as idades.

E não quero ver a minha filha de transformando em um mini-adulto.

Puxa vida, ela vai ter a vida inteira para se produzir, se enfeitar. Ás vezes até por obrigação. Me lembro quando eu trabalhava no aeroporto e tinha que me maquiar e arrumar o cabelo todos os dias. Fora o salto alto! Era uma tortura!

O que criança tem de mais lindo é que é pura, não precisa de ferramentas para conquistar, é assim e pronto. Sem make.

Estava conversando com a Vera que trabalha lá em casa outro dia, ela tem um menina de 3 anos que às vezes passa batom.

Eu perguntei se ela não era nova demais para isso e ela me respondeu: nos dias de hoje, a gente tem que aprender a ceder um pouco.

Fiquei com isso na cabeça. Será que tem? Não tenho total certeza sobre isso ainda.

Não sou muito de ceder (Giovane pode confirmar isso).

E eu conheço a minha filha. Ela é dura na queda.

Vai ser uma batalha.

Dores e delícias de ser Mãe de Menina

4 comentários:

  1. Realmente, sou maquiadora, e mesmo as makes infantis podem desencadear alergias, eu q o diga. As alergias podem vir com o tempo de uso, o excesso pode desencadear a predisposição genética, estou em tratamento. Criar limites, acho importante. Tenho um garoto, mas tb é vaidoso, super. Acho que criança tem q ser criança, pois é um tempo tão curto, terá a vida toda para as vaidades. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. Acho que maquiagem de vez em quando, e bem leve, como se fizesse parte da brincadeira, não faz mal nenhum, o que não pode é o exagero, tanto de vezes em que se usa como em cores muito fortes. Podar a vaidade da menina não me parece ser muito legal, o ideal é direcionar para os momentos certos. É difícil, imagino, mas o que é fácil na criação de filhos?
    Boa sorte!
    Beijo
    Adri

    ResponderExcluir
  3. Usar salto, roupa curta ou decotada... aí não dá!

    Você tá certa em estabelecer limites... Acho vaidade saudável até certo ponto. Ela está se descobrindo menina!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu estava falando EXATAMENTE disso hoje no post do @criancaeconsumo http://ow.ly/3FfBf
    Deixei lá minha preocupação pela vaidade exagerada da Alice... Oposto de mim
    Ela está com 4 anos e o combinado que temos é: Esmalte eu passo em casa (ou rosa ou branco) ela as vezes vem com umas idéias de vermelho e tals, mas restringi a estas cores. E só na mão. Acho estranho menina de pés pintados...
    E mesmo assim é brincadeira de fim de semana. Segunda de manhã ou domingo a noite antes da escola, tiramos.
    Maquiagem eu não permito ainda. Mas muitas amigas da escola usam....
    Uma coisa que ela adora que são os batons, eu comprei um desses da moranguinho, mas é engraçado que ela quer os meus.
    Fui ler a respeito e vi que isso é porque ela está numa idade aonde eu sou o modelo, e tal. Então de alguma maneira isso cria um vínculo entre nós.
    Mas também só em casa.
    Estou tentando frear e segurar. Por enquanto tenho conseguido, mas tem uma coisa que não tem muito jeito: Ela AMA tudo que é rosa, brilha... Também vou ter trabalho, amiga...
    Mas acho que é isso, ceder um pouco, dentro de limites que vc ache aceitável e impor o Não quando você achar inapropriado...
    Quem falou que seria fácil, né?
    Bjos
    Calu

    ResponderExcluir

Olá. Deixe aqui seu comentário.
A gente ADORA ler todos!!