domingo, 19 de dezembro de 2010

A arte de saber dividir

Estávamos em Juquehy no começo da semana passada.
Como estamos, Giovane e eu, em férias, pensamos em curtir a família tomando um solzinho, com o pé na areia. Mas São Pedro não colaborou, choveu o tempo todo!

Com isso, em certos períodos do dia, a sala de brinquedos do hotel bombava de crianças cheias de energia e mães tensas com o clima lá fora.

Eu levei meu kit sobrevivência: giz de cera, caderno de desenhos e massinha. A certa altura estavam todas as crianças pintando e sujando o chão com massinhas coloridas. Fiquei observando a reação da Maria Beatriz quando eu emprestei as coisas dela. Ela ficou atenta no começo, observando cada movimento de cada criança. Mas depois achou divertido e ela mesmo dividia. Ela ADORA criança. Gosta de companhia sempre.


No dia seguinte, na mesma sala de brinquedos, chegou um amiguinho novo. Mais velho, devia ter uns 5 ou 6 anos. A mãe, mais prevenida do que eu, tinha uma sacola enorme de brinquedos. E assim que as crianças começaram a chegar ela abriu a sacola e começou a distribuir tudo o que tinha lá dentro. A expressão do menino foi mudando, ele começou a ficar super aflito e angustiado. Aí ele disse, mãe, acho melhor guardar meus brinquedos antes que eles se misturem com os daqui. A mãe resmungou qualquer coisa e continuou a bancar o Papai Noel.


Tinha uma arminha em especial que um outro garoto estava tentando brincar mas não tinha entendido muito bem o funcionamento. A dona da sacola então pediu que seu filho ajudasse. Ele foi, fofo, todo prestativo. E quando deu certo ele perguntou à mãe: posso atirar uma vez? Ela ficou brava, bufando e respondeu: não viu que o menino está brincando? O filho dela fez cara de choro e acho que ela nem viu. Juro, minha vontade era pegar ele no colo e dizer que ia ficar tudo bem.

Eu sei que tem que ensinar a não ser egoísta, e de pequeno. Mas sei também que as pessoas são diferentes e que cada um tem seu tempo, sua forma de funcionar. Saber dividir é uma arte que a gente como mãe tem que ensinar aos filhos, mas respeitando o limite de cada um. Uma tarde que era para ser super divertida se tornou sofrida demais para aquele menino. E a mãe dele nem se deu conta.

Eu levei como lição. Vou ficar muito mais atenta a essas situações.

Voltamos antes do previsto da viagem. Por um motivo muito triste. Eu perdi um tio muito muito querido. Um tio tão tio que tinha autoridade para ser meu pai se precisasse. E algumas vezes foi.
A dor da perda é indescritível. E ainda é difícil de acreditar no que aconteceu.

Na benção final o padre nos disse que temos que pensar que pessoas queridas são jóias que Deus nos empresta mas que em algum momento pega de volta. E que ao invés de ficarmos lamentando pela perda, temos que agradecer por essas jóias terem existido.

Nesse momento, eu desejei com toda a força que a minha filha tenha jóias tão preciosas quanto as que eu tive/tenho. Elas fazem a maior diferença na vida da gente.

Mãe de Menina.

2 comentários:

  1. Que post maravilhoso! Às vezes queremos ensinar o melhor para os nossos filhos mas acabamos conseguindo apenas ferir os seus sentimentos... Sinto pelo seu familiar, que Deus o receba de braços abertos.
    Bj
    Adri

    ResponderExcluir
  2. olá adorei seu blog... estou no ínicio de minha carreira blogueira, o meu blog tb é voltado para mamães, se puder me ajude a divulgar?? http://kikinomundodivertido.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá. Deixe aqui seu comentário.
A gente ADORA ler todos!!