sexta-feira, 23 de abril de 2010

Ocupada demais para dormir

A Beatriz tem dormido muito pouco durante o dia. Acho que é uma fase de tantas descobertas e conquistas que não há tempo para descansar. Imagine só, um mundo inteiro de cores, cheiros, texturas e desafios a serem vencidos à sua disposição.
Já faz uns dias que ela dorme meia hora, uma hora no máximo no berçário. Mas ela sempre recupera esse soninho de noite.
Ontem foi diferente. Ela estava histérica. Excitada demais. Em pé no berço, gritando, jogando tudo o que estava ao seu alcance no chão, tentando pegar os bichinhos do móbile (que vai para o armário logo mais por estar se tornando muito atrativo, ao alcance das incansáveis mãozinhas e por isso, perigoso).

O pai dela e eu fizemos de tudo. Fomos até o quarto inúmeras vezes, deitávamos ela, colocávamos a chupeta, a naninha perto...mas era só virar as costas e ela já estava sentada, para no segundo seguinte, ficar em pé novamente. Até levamos ela para a nossa cama, para brincar um pouco e ver se ela se cansava. Mas a realidade é que ela estava exausta já, lutando contra o sono. Ou melhor, ignorando o sono.

E eu geralmente não deixo que ela passe das 21h. Nem precisa na verdade, porque invariavelmente antes das 20h30 ela já está dormindo profundamente. Mas já eram quase 22h da noite, e eu tinha que dar um basta.
Entrei no berço (sim, eu caibo lá dentro), peguei ela de jeito, falei firme e brava que era hora de dormir, coloquei ela deitada, dei a chupeta e comecei a cantar (mãe tem que ser cantora também). Em 10 segundos ela estava capotada, segurando o meu nariz (ela tem dormido assim ultimamente...). Decidi ficar mais um pouco com ela para ter certeza de que ela não acordaria e porque uma das coisas que eu mais curto é vê-la dormir. Acontece que eu peguei no sono, acordei de madrugada, toda torta (mãe tem que ser contorcionista também), ao lado do anjinho mais lindo do mundo, que dormia com o bocão aberto.

Resumo da ópera – é bem verdade que criança precisa de rotina e principalmente limite desde cedo. Mesmo cansada, Beatriz não conseguia desligar para descansar. Ela precisava de ajuda, de alguém que a tirasse desse transe maluco e a ajudasse a se render ao sono. Por essas e outras que não tenho problema em ser dura com ela, quando é necessário.


Mãe de Menina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Deixe aqui seu comentário.
A gente ADORA ler todos!!