quarta-feira, 2 de junho de 2010

Mentirinhas... Será que começa assim?

No final de semana passado, tava aquele friozinho gostoso, daí o Tommy acordou umas 8h, pediu Kuka, mas deixei tudo quietinho, quentinho, o coloquei na minha cama e dormimos mais um montão!

De repente, ele acorda falando nervoso:

Mamãe molhou a sua cama, mas não é xixi! Foi a água que veio lá da pia, parou no meu bumbum, depois molhou toda a sua cama!!

Depois do susto inicial, comecei a entender que ele tava inventando uma desculpa por ter feito xixi na minha cama... Perguntei se ele tava sonhando que lavava as mãos, daí escapou o xixi, mas ele (acho que por não ter ideia ainda do que é sonhar) foi enfático:

Não mamãe! Foi a água da pia que ficou no meu bumbum e molhou toda a sua cama!
Tá bom... Então vamos tomar banho para você não ficar resfriado...

Ainda tentei durante o banho fazer com que ele assumisse que havia sim feito xixi na cama! Mas ele não cedeu.

Um pouco mais tarde minha mãe chegou em casa, contei toda a história para ela na frente dele, mas ele manteve a mesma história pra ela!

Na segunda-feira de manhã, eu estava tomando banho (passando mal pra caramba, como a mãe de menina disse em outro post, com uma dessas viroses malucas que te viram do avesso do nada!) ele acorda, entra no banheiro, ainda atordoado de sono e me fala:

Mamãe preciso te contar uma coisa! Aquele dia que molhei a sua cama, eu fiz xixi mesmo! Mas foi porque escapou... Foi sem querer!

Abracei ele (que ficou puto, porque eu estava toda molhada e molhei ele) e disse:

Isso que importa: vc me falar a verdade! Não fico brava nem triste por fazer “coisas erradas”, mas fico qdo vc mente ou tenta inventar coisas ou histórias!

Mas toda esta historinha foi só um sinal do que vinha pela frente...

Ontem à noite abri a agenda de recados dele e a Tia Daiane escreveu pedindo para eu ligar no Colégio, que precisávamos conversar sobre o Tommy.

Coincidentemente ele estava no quarto comigo, terminei de ler e chamei o:

Tommy senta aqui... a Tia Daiane quer falar comigo? Vc fez alguma coisa errada no Colégio?

A principio ele fez cara de quem ia falar que não, mas parou, pensou e me contou:

Eu briguei com a Tia Tica! Falei que ela não sabe de nada! Mas foi muito feio fazer isso! Mas eu só falei isso porque ela falou que eu que não sei de nada tbm!

Pensei que não devia ser isso... Tentei puxar mais dele!

Dai ele me deu uma pista: Eu falei pra ela que eu não falo mentira!


Liguei para a Tia Daiane e ela, muito fofa, começou falando que ele continua lindo, melhorou bastante nas lições, principalmente na parte de colorir os desenhos, mas voltou a bater nos coleguinhas e o pior: esta mentindo na escola!


E o "mais" pior: ele está mentindo descaradamente!

Ele cuspiu na Laurinha na frente da Tia Tica! Ela viu!! Não tinha como negar, mas...

Tommy porque você cuspiu na Lau?
Eu não cuspi na Lau! Não fiz nada!
Tommy, eu vi vc cuspindo nela!
Não, eu não cuspi!
Lau, o que o Tommy fez com vc?
Ele cuspiu em mim!
Não, cuspi não!


E ele bateu o pé até o fim que não cuspiu!! E não pediu desculpas, já que ele não cuspiu!!! Fora os outros exemplos na mesma linha!

Ouvi tudo, muito atenta, só imaginando tudo o que ela me falava. Fiquei muito triste e frustrada... Não queria que ele se comportasse assim. Sou muito brava (sou mesmo! rédia curta! Ele sabe que eu brava só com o meu jeito de olhar) e tento educá-lo super bem! Odeio criança mal educada!!

Conversei com a Flá, minha prima e coordenadora dele, sobre o que fazer. Por enquanto ela me sugeriu de conversar bastante com ele (a Tia Daiane falou o mesmo), tentar mostrar o que ele está fazendo de errado. Outra sugestão dela é recompensá-lo quando se comportar bem.

Mas nada de castigos ou privações!

Outra providência que vou tomar é diminuir os desenhos violentos... Ben 10, Tartarugas Ninja, Homem Aranha (o filme), Hulk e por ai vai. Acho que isso também pode estar refletindo na agressividade dele.

Bom, agora vai ser muita conversa, carinho e, se precisar, um peteleco na orelha!

Isso que é ser Mãe de Menino, !

2 comentários:

  1. Ahh Lê, sei lá, tão difícil isso né?! A maternidade parece que nos desafia sempre. Às vezes tenho que orientar as crianças aqui com coisas que nem mesmo eu consigo lidar. Sabe aquelas coisas que a gente traz de criança e não consegue superar mesmo sendo adulto? E de repente eu vejo meus filhos naquela mesma situação e eu me sinto totalmente perdida. Mas a gente sempre tem a quem recorrer, viu...tudo dará certo.

    Bjs, Elaine

    ResponderExcluir
  2. Oi Lê. Oh profissão difícil essa hein (de mãe). A gente fica perdida com essas situações, sem saber o que fazer, mas no final sempre acaba achando uma solução. E não pense que é só enquanto são crianças, depois que crescem ainda ficamos perdidas (pode perguntar pra sua mãe), mas no final tudo se resolve.

    Beijos

    Marta

    ResponderExcluir

Olá. Deixe aqui seu comentário.
A gente ADORA ler todos!!